Rádio Expressa Gospel A Rádio do Povo de Deus: Foi adiado a abertura do Hospital das Clínicas de Suzano para pacientes com coronavírus

O QUE DEUS FALA COM VOCÊ HOJE

Foi adiado a abertura do Hospital das Clínicas de Suzano para pacientes com coronavírus

Atendimento começaria nesta segunda-feira (6). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a abertura foi cancelada porque estão sendo feitos ajustes finais.
Hospital das Clínicas, em Suzano — Foto: Pedro Carlos Leite/G1
Hospital das Clínicas, em Suzano — Foto: Pedro Carlos Leite/G1

O atendimento aos pacientes em tratamento do novo coronavírus (Covid-19), que começaria nesta segunda-feira (6) no Hospital das Clínicas de Suzano, foi adiado. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a abertura foi cancelada porque estão sendo feitos ajustes finais.

Durante a manhã, uma equipe do Diário TV esteve no local e foi informada por funcionários que a unidade ainda não havia recebido pacientes. Por volta das 10h, a assessoria de imprensa da Secretaria informou por telefone que a inauguração havia sido cancelada.

A Superintendência do HC informou por meio de nota que o atendimento aos pacientes com Covid-19 começará nesta semana. Disse também que o convênio com a Secretaria de Estado da Saúde já foi assinado e que a formação das equipes para início da ativação gradativa do serviço está em fase final.

Ainda de acordo com a Superintendência, a ativação do atendimento será gradativa, começando com 20 leitos de enfermaria reservados para a doença. Os pacientes serão encaminhados pela Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross).

Compromisso
De acordo com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), na última terça-feira (30) o secretário executivo da pasta, Adriano Ribeiro, informou que a unidade disponibilizará 10 leitos de terapia intensiva (UTI) e 30 de clínica médica.

Os leitos devem ser alocados no bloco C da unidade, que será exclusivo para infectados. Ainda de acordo com o Condemat, a abertura faz parte dos compromissos assumidos pelo Estado no dia 19 de maio para ampliar a capacidade hospitalar da região.

Inicialmente o cronograma estabelecia que o atendimento no HC seria iniciado em 30 de junho, mas precisou ser adiado. O motivo seria o atraso na estruturação do bloco C para o atendimento à Covid-19.

Não há previsão, no entanto, de implantação dos outros 50 leitos clínicos para totalizar os 90 que, segundo o Consórcio, foram anunciados.

O Condemat também afirma que apurou que o Ministério Público Federal (MPF) irá notificar a Secretaria sobre o cumprimento do prazo e capacidade de leitos do HC Suzano e também do Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Mogi das Cruzes. O G1 questionou MPF sobre essa informação, mas ainda não teve resposta.

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê afirma ainda que o Estado tinha se comprometido a abrir 60 leitos de UTI para Covid-19 na unidade, sendo que não há informações oficiais sobre isso.

Questionada pelo G1 sobre a ampliação de leitos no Alto Tietê discutida com o Condemat, a Secretaria informou apenas que "o plano de operação do Hospital das Clínicas de Suzano está em finalização e as atividades devem começar na segunda-feira, 6 de julho", sem citar os demais hospitais.
FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nesta página.
Nós da Rádio Expressa Gospel Agradecemos pela sua interação.

Publicação em destaque

Dos casos de dengue no Alto Tietê em 2024, 60% concentram nas cidades de Suzano e Mogi das Cruzes

Juntas, as duas cidades somam 3.845 casos da doença, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Número de casos de dengue na região em 2...