Publicação em destaque

Dos casos de dengue no Alto Tietê em 2024, 60% concentram nas cidades de Suzano e Mogi das Cruzes

Imagem
Juntas, as duas cidades somam 3.845 casos da doença, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Número de casos de dengue na região em 2024 já superou em 12 vezes o total de confirmações em todo o ano passado. Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue — Foto: Reprodução/RBS TV Suzano e Mogi das Cruzes concentram a maioria dos casos de dengue no Alto Tietê. Segundo dados do Painel de monitoramento da Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika do Estado de São Paulo atualizados nesta quarta-feira (27), as duas cidades somam 3.845 confirmações da doença em 2024 (2.135 em Suzano e 1.710 em Mogi), o que corresponde a 60% de toda a região, que contabiliza 6.353. As duas cidades, além de Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Santa Isabel estão em epidemia por causa da alta de casos de dengue. Quatro cidades da região também decretaram emergência e alerta devido à doença: Guararema, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Suzano. Além disso, o balanço também indica que o número de ca

GCM auxilia Polícia Civil a prender agressor de idoso no centro de Suzano

Ação conjunta ocorreu na manhã desta quinta-feira (05/10) no bairro Recreio Sertãozinho



Ação conjunta ocorreu na manhã desta quinta-feira (05/10) no bairro Recreio Sertãozinho; homem é acusado agredir a vítima logo após as comemorações da torcida do São Paulo pela conquista da Copa do Brasil, em 24 de setembro (domingo)

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano auxiliou a Polícia Civil na prisão de um homem na manhã desta quinta-feira (05/10), acusado de agredir um idoso de 60 anos na rua Monsenhor Nuno, entre as ruas General Francisco Glicério e Benjamin Constant, no centro da cidade, logo após as comemorações da torcida do São Paulo pelo título da Copa do Brasil, em 24 de setembro (domingo).

A prisão do homem, efetivada por meio de mandado expedido pela Justiça, ocorreu por volta das 6h10, na estrada Portão do Honda, no bairro Recreio Sertãozinho. Todo o trabalho de investigação teve a contribuição das câmeras que compõem a Central de Segurança Integrada (CSI), entre elas as que fazem parte do Sistema Detecta, cujas imagens levaram até a casa onde mora o agressor. Com a chegada da GCM e dos policiais civis, o indivíduo, que tem 31 anos, ainda tentou fugir, mas acabou sendo contido e levado para a Delegacia Central. Ele deve responder por tentativa de homicídio e ser encaminhado para um Centro de Detenção Provisória (CDP).

Imagens capturadas por uma câmera de monitoramento de um estabelecimento comercial na mesma rua mostram o acusado desferindo diversos golpes na vítima, que caiu em razão da violência das agressões. Mesmo no chão, ele seguiu batendo e somente parou quando o idoso não demonstrou nenhuma tentativa de se levantar.

As investigações apontam que o homem estava comemorando a vitória do São Paulo nas imediações da Praça João Pessoa quando parou na rua Monsenhor Nuno para urinar no muro de um estacionamento. O idoso teria se aproximado e solicitado para que ele não continuasse com o ato. A partir daí houve uma discussão e as agressões tiveram início, porque o acusado não teria gostado da abordagem.

No imóvel onde ocorreu a prisão ainda foram localizados sete aparelhos celulares que deverão ser alvo de investigação. No entanto, apesar das agressões no último dia 24, o homem não tinha passagem pela polícia nem condenação por crimes anteriores.

Ação conjunta

A prisão do agressor gerou repercussão pela gravidade do caso. “Este foi um crime que comoveu todo o município. Efetuamos diligências e promovemos uma investigação que culminou com a prisão desse indivíduo por meio de mandado da Justiça”, destacou o delegado que conduziu os trabalhos na manhã desta quinta-feira, Gabriel Budemberg.

O secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, acompanhou a chegada do agressor até a Delegacia Central. “Graças às câmeras do Detecta, da nossa CSI e de circuitos de monitoramento particular, nós conseguimos auxiliar a Polícia Civil a chegar até o agressor. Este foi um crime covarde, mas com o empenho de todos o acusado foi preso. Em razão disso, eu agradeço o delegado Gabriel e em nome dele cumprimento a todos os policiais envolvidos no caso, assim como parabenizo nossa GCM no auxílio da prisão deste homem”, apontou o chefe da pasta.

Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi ressaltou que a união das forças de segurança que atuam em Suzano resultam cada vez mais em ações positivas para a cidade e a população. “Quando a prefeitura e as Polícias Civil e Militar agem juntas quem ganha são os moradores. Por isso afirmo que o trabalho conjunto é fundamental para a segurança em Suzano e a diminuição dos indicadores criminais”, finalizou o chefe do Executivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo Shibata inaugura segunda unidade em Suzano Rede inaugura nova loja no próximo dia 25; este será o 30º supermercado da marca

Presídios - Coronavírus chega ao sistema prisional de SP; SAP e governo Doria mantêm visitas mesmo diante dos riscos.

A 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) do Exército Brasileiro faz patrulhamento em Suzano