Publicação em destaque

Dos casos de dengue no Alto Tietê em 2024, 60% concentram nas cidades de Suzano e Mogi das Cruzes

Imagem
Juntas, as duas cidades somam 3.845 casos da doença, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Número de casos de dengue na região em 2024 já superou em 12 vezes o total de confirmações em todo o ano passado. Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue — Foto: Reprodução/RBS TV Suzano e Mogi das Cruzes concentram a maioria dos casos de dengue no Alto Tietê. Segundo dados do Painel de monitoramento da Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika do Estado de São Paulo atualizados nesta quarta-feira (27), as duas cidades somam 3.845 confirmações da doença em 2024 (2.135 em Suzano e 1.710 em Mogi), o que corresponde a 60% de toda a região, que contabiliza 6.353. As duas cidades, além de Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Santa Isabel estão em epidemia por causa da alta de casos de dengue. Quatro cidades da região também decretaram emergência e alerta devido à doença: Guararema, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Suzano. Além disso, o balanço também indica que o número de ca

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, com o apoio da Polícia Militar (PM), atendeu a um caso de sequestro e cárcere privado na manhã desta quarta-feira (10), no bairro Cidade Miguel Badra.

Atuação conjunta com a PM, que resultou na prisão de um suspeito, teve início após recebimento de denúncia nesta quarta-feira

Três caminhões foram apreendidos e um envolvido no crime foi detidoFoto: Wanderley Costa/Secop Suzano

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, com o apoio da Polícia Militar (PM), atendeu a um caso de sequestro e cárcere privado na manhã desta quarta-feira (10), no bairro Cidade Miguel Badra. Quatro pessoas foram libertadas do cativeiro, três caminhões foram apreendidos e um envolvido no crime foi detido.

Por meio do serviço de acolhimento de denúncias, a GCM foi informada, de forma anônima, que pessoas estariam sendo mantidas em cativeiro em uma construção particular abandonada do bairro. Os agentes imediatamente acionaram o apoio da PM e passaram a acompanhar o caso. Foram destinadas cinco viaturas para realizar cerco no local e, com isso, garantir a segurança das vítimas e impedir a fuga dos criminosos.

Chegando lá, um homem que vigiava o cativeiro foi detido pelos policiais e os quatro indivíduos, que haviam sido sequestrados, foram libertados e encaminhados ao distrito policial para colaborar com as investigações. Segundo relato de uma das vítimas, todos eles eram motoristas de caminhões e vieram à cidade para retirar cestas básicas, mas caíram em um golpe, foram presos e os seus veículos roubados. As vítimas estavam sendo mantidas em cárcere privado no local desde a manhã do dia anterior (9), mas não foram agredidos.

Os agentes de segurança conseguiram recuperar todos os três caminhões roubados e um suspeito que estava no local do crime foi detido e encaminhado ao 2º Distrito Policial (DP) do Boa Vista, onde o caso foi registrado. A GCM e a PM seguem em busca de outras duas pessoas que tiveram envolvimento no crime e estão foragidas.

A comandante da GCM, Rosemary Caxito, parabenizou os agentes que resgataram os caminhoneiros e ressaltou que a corporação tem ampliado esforços para oferecer aos munícipes um atendimento cada vez mais ágil e eficiente.

De acordo com o assessor estratégico da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos, o trabalho conjunto entre os órgãos de segurança tem sido essencial para combater os delitos e coibir a violência em Suzano. “Seguimos atuando diariamente no acolhimento de denúncias e em patrulhamentos constantes nos bairros, sempre com o objetivo de garantir que todas as ocorrências sejam atendidas rapidamente e a população tenha uma cidade cada vez mais segura”, afirmou.

A GCM de Suzano recebe denúncias pelo telefone (11) 4746-3297. Desde junho do ano passado, o atendimento está interligado com a Central de Segurança Integrada (CSI) para otimizar o acolhimento das ligações.

Apreensão de drogas

A GCM deteve um indivíduo por tráfico de drogas na Vila Sol Nascente nesta terça-feira (9). Com ele, foram apreendidos mais de 180 porções de de entorpecentes e R$ 435, dinheiro fruto do crime.

Durante patrulhamento preventivo no bairro, uma viatura do Canil Municipal foi acionada por moradores, que denunciaram a respeito de um terreno particular abandonado, próximo à Escola Municipal Damásio Ferreira dos Santos (rua Maria Edvan de Oliveira Inácio, 175). Segundo eles, um homem estaria vendendo drogas no local.

A equipe imediatamente foi até lá e avistou o indivíduo em comportamento suspeito. Ao notar a presença dos guardas, ele tentou fugir, mas os agentes conseguiram detê-lo antes que pudesse escapar. Com o apoio da cadela farejadora Mayla, os agentes identificaram uma sacola plástica cheia de entorpecentes escondida no terreno.

No total, foram recolhidos 148 microtubos de crack, 29 invólucros de cocaína, 12 papelotes de maconha e R$ 435. O homem detido foi encaminhado à Delegacia Central de Polícia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo Shibata inaugura segunda unidade em Suzano Rede inaugura nova loja no próximo dia 25; este será o 30º supermercado da marca

Presídios - Coronavírus chega ao sistema prisional de SP; SAP e governo Doria mantêm visitas mesmo diante dos riscos.

A 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) do Exército Brasileiro faz patrulhamento em Suzano